sábado, 26 de abril de 2008

Origem do apelido Mónico do meu Pai

Quero agradecer á Dra. Lisete Mónico a sua contribuição e ajuda na descoberta da origem do nome de Mónico, que o meu pai tinha. Chamava-se José Mónico Pires.

No ano em que se comemora o quinto aniversário sobre a sua morte, aqui estou eu a descobrir um pouco sobre as suas origens.


“Mónico
O nome ilustre da família Mónico é classificado como sendo um nome pessoal de origem. Muitos nomes de família, na verdade, pela sua grande categoria, derivam do nome pessoal do pai ou da mãe do progenitor inicial. Este nome foi usado como um epíteto característico, colocado depois do primeiro nome do progenitor. Deste modo, o nome da família Mónico vem do nome pessoal feminino “Mónica”, derivado da palavra latina «monire», umv erbo que quer dizer “avisar, prevenir”. Todavia, os estudiosos de hoje acreditam que o nome tem, na realidade, origem fenícia e o seu significado original é desconhecido. Durante a idade Média, e antes do uso do sobrenome familiar ser instituído, era prática corrente adoptar um 2º nome para permitir distinguir um nome individual de outros com o mesmo nome pessoal.
Do sobrenome Mónico, encontramos nomes como Mónica e Monich.
Uma das referências mais antigas deste nome é um registo de uma Magdalena Monich, que casou com Juan Ribas a 24 de Março de 1749, na igreja de santa Maria, em Sallera, Gerona. Num livro sobre heráldica militar Espanhola, lemos que Silvestre Mónico e Massot fizeram parte da infantaria do exército Real em 1823 e João Mónico Delgado fez parte da cavalaria em 1883.
Avançando na investigação, é possível que este nome tenha sido usado muito antes das datas acima indicadas. O nascimento de António carreira Mónico teve lugar no dia 25 de Dezembro de 1912 em Leiria, Portugal. O notável progenitor que usou o sobrenome Mónica, inclui Joaquina Josefa Mónica, uma poetisa portuguesa. A nobreza da família Mónico foi reconhecida pelas autoridades oficiais espanholas, com o privilégio de usar brasão de armas que é descrito como segue:
Brasão de armas: Ouro, um lobo Negro com uma corrente em volta do pescoço, ligada a uma estaca (pelourinho) de ouro.
Significado: Ouro (amarelo) simboliza o Sol e significa majestade. Negro (preto) significa sabedoria.
Timbre do Brasão: três penas de ave.
Origem: Espanha/Portugal”

Fonte: Historical Reserach Center nos EUA (family name history: Mónico, p. 112309)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dos amores e ilusões ... Da liberdade da vida ...

Lisboa, já está em movimento nos preparativos para as festas de Lisboa 2008. Como sempre, as marchas deverão estar no início das festas.
Este ano vamos contar com as mesmas marchas do ano anterior, mas ainda mais empenhadas para conseguir destronar Alfama.
Há quem diga que o primeiro lugar está ocupado, mas cada ano que passa, continuamos a acreditar que isso possa não ser verdade. Para quem não conhece ainda, fica aqui o refrão da Grande marcha de Lisboa 2008 para irem treinando :)

"Olá Lisboa
Cidade das sete colinas
Do Camões e do Pessoa
De tantos nomes de proa
E das antigas varinas
Olá Lisboa
Dos poentes cor-de-rosa
Da sua Sé já velhinha
Tão perfeita e tão formosa
Cidade mulher rainha"

terça-feira, 15 de abril de 2008

Pires Viegas

Em busca dos meus antepassados, encontrei este senhor que foi Governador Civil de Faro, que parece estar ligado aos meus antepassados.

João dos Santos Pires Viegas
31/12/1918
18/2/1919

As buscas vão continuar... :)